Blog
Lua na Astrologia: Significado, Signos e Mapa Astral
Astrologia
Lua na Astrologia: Significado, Signos e Mapa Astral
A Lua em Astrologia está relacionada às necessidades básicas e aos instintos mais básicos de sobrevivência. Essas necessidades são tão essenciais para nosso bem-estar físico e psicológico que muitas vezes nem pensamos nelas. É também o planeta dos hábitos aos quais estamos firmemente apegados e das reações instintivas. Atitudes e comportamentos tão naturais em nossa personalidade que nem podemos ter consciência deles. É o planeta dos sentimentos e emoções.
“O glifo da Lua representa a alma crescente. Conecte o espírito e a matéria e crie a forma do útero, guardião de uma nova vida. "
Breves fatos astronômicos sobre a Lua
A Lua é o maior satélite do sistema solar. A Terra e a Lua estão gravitacionalmente ligadas uma à outra, com o período de rotação da Lua em torno de seu eixo coincidindo com seu período orbital em torno da Terra (27,32 dias). Isso significa que sempre vemos o mesmo lado da Lua e que seu lado oposto está fora da vista da Terra.
A Lua na Astrologia - Subconsciente
Ao longo dos anos, inúmeras culturas associaram diferentes símbolos à lua. Sol e Lua são uma dupla celeste ligada à sucessão do dia e da noite. Cada um reina metade do dia e mitos e significados foram associados a cada um.
O Sol e a Lua nascem e se põem substituindo um ao outro, dando lugar ao tempo. Ao longo dos séculos, o Sol foi associado ao mundo superior e a Lua ao inferior. O papel da Lua como reguladora do ciclo menstrual (em latim mensis, "mês") a tornou ligada à fertilidade das mulheres e das colheitas. A Lua estava conectada ao universo feminino e o Sol ao universo masculino, embora isso não tenha acontecido em todas as culturas.
"No simbolismo astrológico e psicológico, a Lua representa o reino subliminar: a luz calma e pacífica do inconsciente, em contraste com a iluminação mais brilhante da mente consciente."
Lua na Astrologia - Instintos e Sobrevivência
Para a astrologia, a Lua é um planeta receptivo e passivo. Reflete a experiência de vida e exerce grande influência nas marés e nas emoções humanas. A Lua está associada às nossas necessidades e instintos de sobrevivência mais básicos.
É o planeta de hábitos arraigados e reações instintivas, sentimentos e emoções. Representa o instinto de vida, combinado com a continuidade das tradições. A influência da Lua na personalidade reforça a aversão às mudanças e a necessidade de ser aceito pelos outros.
Ligados às emoções, todos os signos do Zodíaco são influenciados por elas. Posicionado em um signo de controle, a expressão de sentimentos pode ser bloqueada. Num signo do elemento Água, a influência da Lua pode gerar explosões emocionais mesmo em signos associados a um temperamento de natureza calma e serena.
Lua na Astrologia - Segurança Física e Emocional
Ligada às necessidades básicas do ser humano, a segurança lunar pode se refletir tanto na estabilidade emocional quanto na sensação de ser reconhecida e necessária. No mapa natal, a Lua indica a área da vida, a "casa", onde a necessidade de segurança é sentida com mais intensidade.
Em um signo do elemento Terra, a segurança é um problema físico. Já nos signos do elemento Água, é uma questão emocional. Para este último, a integridade física acima é afetiva, sendo reconhecida e estimada. Para os signos dos elementos Fogo e Ar, a segurança se reflete em ser livre de responsabilidades e ser um mestre de si mesmo.
Lua na Astrologia - Alimento para a Alma
A presença da Lua na personalidade também reflete a habilidade ou incapacidade de compreender e satisfazer as necessidades emocionais de alguém. Além do bem-estar físico, a posição da Lua no mapa natal reflete a maneira como a pessoa responde e cuida de suas próprias emoções e sentimentos.
Dependendo do signo onde a Lua cai, as emoções podem ser mais:
- Sensível, temperamental, profundo, complexo (como quando a Lua cai em um signo do elemento Água) - Câncer, Escorpião ou Peixes);
- Objetivo, analítico, externalizado, versátil (como quando cai nos signos do elemento Ar - Gêmeos, Libra ou Aquário);
- Pragmático, contido, estável, conservador (como quando cai nos signos do elemento Terra - Touro, Virgem, Capricórnio);
- Direto, simples, verdadeiro, frontal (como quando cai nos signos do elemento Fogo - Áries, Leão, Sagitário).
A Lua na Astrologia - Concepção e Gravidez
A maneira como a gravidez ocorre e as experiências emocionais da infância criam memórias e moldam comportamentos que podem durar por toda a vida. Seja na trajetória profissional ou nas relações afetivas, a personalidade que se conforma à idade adulta e o conjunto de experiências acumuladas ao longo do caminho influenciam a forma como cada um se relaciona com o outro e o nível de resistência individual à frustração.
A Lua na Astrologia - A Mãe
A Lua representa o instinto materno e o início do ciclo de vida. Mas a posição da Lua no mapa astral da criança também pode ajudar a definir o tipo de mãe que pode melhor ajudá-la a alcançar seu potencial.
Lua em signos do elemento Água - eles precisam de uma mãe que tenha empatia por suas emoções e saiba como estimular a imaginação.
Lua em signos do elemento Fogo - eles precisam de uma figura materna afetuosa e extrovertida que os incentive a explorar o mundo.
Lua em signos do elemento Terra - precisam de uma mãe responsável, capaz de estruturar uma boa rotina que transmita regularidade e segurança.
Lua em signos do elemento Ar - eles precisam de uma mãe comunicativa, que goste de falar e ler histórias e que incentive a liberdade de expressão.
A Lua na Astrologia - Disposição no Mapa Astral
Quando a Lua está bem posicionada, o ambiente é caseiro e amigável, com um toque de timidez. Quando a Lua está mal posicionada, a atmosfera é preguiçosa, letárgica e insatisfeita.
Imagem: Sem título, José Cúneo,92 x 77, óleo sobre tela
Ref.: astromundus.com
Comentários
(0) Comentários...