Blog
O Caminho do Meio
Espirtualidade
Fazendo uma analogia sobre a expressão “caminho do meio”, termo utilizado por Siddhartha Gautama como importante princípio à prática budista que leva a libertação e à propriedade de minha família onde eu e meus irmãos nascemos, chamada de Sitio do Meio, região rural de Santaluz-BA.
Fiquei a pensar sobre essa expressão “do meio”. Lá tínhamos disciplina, responsabilidades, família de muitos irmãos, onde os mais velhos assumiam desde cedo cuidar dos irmãos mais novos. Tínhamos o olhar mais firme, as vezes mais duro do nosso pai que sempre era compensado pelo doce amor de nossa mãe. Foram dois grandes guerreiros que dentro de seu tempo e condições nos educaram e nos deram uma base forte para a grande caminhada da vida.
Minha conclusão é que falta “caminho do meio” para os dias atuais, vejo muitos extremos e inversões de valores sem fim.
- E o mundo? Me parece o mesmo. Embora, seus habitantes, alguns mergulham em seus mundos particulares tentam ditá-los como regras a ser seguidas. O que dizer, o que fazer? Se a receita e produção do bolo já vem com imagens coloridas, editadas de encherem os olhos? Se olharmos para essa imensidão de informações a que somos expostos diariamente vamos compreender que é necessário fazer as escolhas, contam muito as referências que cada um formulou em sua trajetória e desprender-se tudo que não agrega, tudo que não encontra ressonância com o seu ser divino. Faz-se necessário essa introspecção não para “ditar” comportamentos mas sim revelar sua identidade sem interferências externas. Evitar meios de comunicação que corroboram com o sistema de alienação em massa é uma atitude importante nesse processo, buscar essa desconexão e ir de reencontro como seus valores.
- Ainda não sabe quais ? Aproveite e faça essa imersão e acredite nada pode ser mais importante do que seu direito de não ser exposto a tirania de uma sociedade corrompida e que sangra por suas vertentes. Não seja uma pedra do dominó colocada na fileira e que pode ser desconstruída apenas por diversão. Não precisa ser budista mas, o tal caminho do meio é uma boa opção, não acha?
Comentários
(0) Comentários...